| 03 Aumenta o número de crianças e adolescentes com excesso de peso no Brasil.mp3 |
Foto da manchete: Reprodução Web
Por Jurandir Antônio - Voz: Enéas Jacobina
Texto do áudio:
O número de crianças e adolescentes com excesso de peso no Brasil aumentou entre 2019 e 2021, período que abrange a pandemia de covid-19.
Segundo levantamento do Observatório de Saúde na Infância da Fiocruz, houve crescimento de 6,08% no grupo das crianças de até cinco anos de idade.
Entre aqueles com 10 a 18 anos, o crescimento foi de 17,2%.
O excesso de peso inclui tanto os casos de sobrepeso como os de obesidade.
Os dados do estudo são baseados no Sistema de Vigilância Alimentar e Nutricional, ferramenta que monitora indicadores de saúde e nutrição.
Segundo os pesquisadores, a diminuição de exercícios físicos e o desajuste na alimentação são as principais explicações para os problemas de peso.
Segundo o coordenador do Observa Infância, Cristiano Boccolini, a obesidade infantil e de adolescentes no Brasil ainda é uma grande preocupação de saúde pública.
Ele alertou ainda que o Brasil ainda possui números acima da média global e da América Latina.
Aqui, em 2022, há três vezes mais crianças com excesso de peso do que a média global, ou seja, 14,2% no Brasil e 5,6% na média global.
Sobre os adolescentes, a média nacional é quase o dobro da global: 31,2% contra 18,2%.
Boccolini destacou ainda que o estudo serve de referência para políticas públicas, profissionais de saúde, escolas e famílias para redobrar os esforços na luta contra a obesidade infantil, garantindo um futuro mais saudável para as crianças do Brasil.