| Audiência pública na ALMT debate políticas do Estado para atender mulheres.mp3 |
Foto da manchete: ALMT
Por Vinícius Antônio – Voz: Yaponira Cavalcanti
Texto do áudio:
A Assembleia Legislativa realizou audiência pública para discutir políticas voltadas as mulheres em Mato Grosso.
O debate com inúmeras autoridades, foi comandado pela deputada licenciada Janaina Riva.
As dificuldades do Estado no combate à violência contra as mulheres e os altos números de Mato Grosso referentes aos registros de crimes de gênero foram centro das discussões.
A defensora pública Rosana Leite e a desembargadora Maria Erotides Kneip estão entre as vozes que defenderam a criação uma secretaria estadual para aplicação de políticas públicas voltadas para as demandas das mulheres, assim como a vice-presidente do Conselho Estadual dos Direitos da Mulher, delegada Jozirlethe Magalhães Criveletto.
A titular da Delegacia da Mulher de Cuiabá entende que o já existente Conselho Estadual dos Direitos da Mulher é importante para pensar políticas públicas, mas não tem poder de colocar em prática os projetos.
Rosana Leite disse que a criação de uma secretaria estadual já foi tema das discussões. Para ela, “é necessário um organismo de políticas públicas que vai reverberar para todos os municípios as ações”.
Já Janaina Riva disse que “depois de uma denúncia de violência doméstica, essa mulher precisa viver, de alimentação, de um trabalho”. De acordo com a parlamentar, a criação de “uma secretaria estadual seria com esse objetivo de organizar todas essas ações”.