Atingidos em cheio pela pandemia, bares e restaurantes aguardam socorro financeiro do Governo Federal

Áudio
Download do arquivo abaixo: (ou botão direito em salvar link como)

Jurandir Antonio - Voz: Vinícius Antônio

Com o agravamento da crise do coronavírus, fechamento de comércio e restrições de circulação em todo o país, o setor de bares e restaurantes é um dos primeiros a sentir os impactos econômicos da pandemia.

Por isso, o setor aguarda que o governo anuncie um pacote de socorro para o segmento, que inclui o pagamento de uma espécie de bolsa aos três milhões de trabalhadores de bares e restaurantes durante os próximos três meses.

A Abrasel, Associação Brasileira de Bares e Restaurantes prevê um possível colapso no setor, caso o Governo Federal descumpra a promessa que foi feita recentemente, durante a reunião entre o presidente da associação, Paulo Solmucci, com o presidente Jair Bolsonaro e integrantes da equipe econômica.

“Muitos dos nossos trabalhadores dizem que não sabem como vão viver sem o emprego. É um risco muito grande deixar toda essa gente sem assistência nessa hora”, afirma Solmucci.

Em Mato Grosso, uma semana antes do decreto, várias empresas já haviam fechado as portas e as outras já apresentavam queda de mais de 70% do movimento, hoje todos estão fechados e menos de 1% operam na modalidade de delivery.

“Não estamos olhando para lucro, aluguel e fornecedores, nossa prioridade sempre foi nossos funcionários”, destacou a presidente da Abrasel em Mato Grosso, Lorenna Bezerra.

Lorenna ainda explica que com a Medida Provisória assinada pelo Governo Federal neste fim de semana, ele se absteve e passou a bola para empresários e empregados.

Por sua vez, Solmucci avalia que, se o governo não cumprir o que prometeu, o país corre o risco de mergulhar em uma nova crise.

Comentar

Texto puro

  • Nenhuma tag HTML permitida.
  • Quebras de linhas e parágrafos são gerados automaticamente.
  • Endereços de páginas da Web e endereços de e-mail se transformam automaticamente em links.