| 05 ATENÇÃO PRIMÁRIA. Mato Grosso terá mais 18 equipes do programa Saúde da Família.mp3 |
Foto da manchete: Jerônimo Gonzalez/MS
Por Jurandir Antonio – Voz: Ana Rosa Lima
Texto do áudio:
O Ministério da Saúde anunciou o credenciamento de 18 novas equipes do programa Saúde da Família em Mato Grosso.
No total, serão habilitadas duas mil 363 equipes em 561 municípios de todo o Brasil.
A iniciativa representa um investimento do governo federal de 854 milhões de reais, sendo 130 milhões ainda neste ano e 724 milhões de reais previstos para 2025.
O Saúde da Família é um eixo prioritário para a expansão, qualificação e consolidação da Atenção Primária à Saúde no Brasil.
A iniciativa possibilita o aumento da cobertura, do acesso e da qualidade do atendimento aos usuários, especialmente naqueles municípios de maior vulnerabilidade.
Com o novo credenciamento, os municípios são autorizados a receber os incentivos federais de implantação e custeio das equipes de Saúde da Família.
Porém, os gestores municipais têm até o fim deste mês para cadastrar as equipes no Sistema Nacional de Cadastro de Estabelecimentos de Saúde para finalizar o processo, sob pena de descredenciamento.
Segundo o secretário de Atenção Primária à Saúde, Felipe Proenço, o objetivo é atingir a meta de 80% de cobertura da saúde da família até 2026, para promover um cuidado integral e com ações no território.
As equipes de Saúde da Família são compostas por, no mínimo, um médico, um enfermeiro, um auxiliar ou técnico de enfermagem e um agente comunitário de saúde.
Podendo também fazer parte da equipe o agente de combate às endemias e os profissionais de saúde bucal, como cirurgião-dentista, e auxiliar ou técnico em saúde bucal.