Assembleia Legislativa vai promover fórum para debater a política educacional para a pessoa surda

Áudio
Download do arquivo abaixo: (ou botão direito em salvar link como)

Da redação: Jurandir Antonio - Voz: Vinícius Antônio

A Assembleia Legislativa promove, no dia 26 de setembro, nos auditórios Milton Figueiredo e Licínio Monteiro, das oito horas da manhã às seis da tarde, o Primeiro Fórum sobre Educação Social da Pessoa Surda: Teorias Políticas e Práticas.

A realização do evento é uma iniciativa dos deputados Paulo Araújo, do PP, e Wilson Santos, do PSDB.

A programação prevê debates e troca de experiências entre estudantes e pesquisadores das instituições promotoras, bem como de outras instituições interessadas no assunto.

“O fórum tem como tema central obter um espaço para que todos os pesquisadores dos estudos da educação inclusiva, em especial da língua brasileira de sinais, compartilhem os resultados de suas pesquisas”, destacou Paulo Araújo.  

A temática considerada eixo das discussões é a escola que reconhece que os surdos têm o direito de estar num ambiente plenamente favorável e propício ao seu desenvolvimento linguístico, cultural, social e comunitário.

O fórum é parte da programação da Quinta Semana Estadual da Pessoa com Deficiência e vai contar com o apoio de várias instituições.

Na atualidade, a inclusão escolar de todas as pessoas é reconhecida como direito assegurado na legislação brasileira. Esse direito foi apontado na Constituição Federal de 1988, na Lei de Diretrizes e Bases da Educação em vigência, no Plano Nacional de Educação e outros textos oficiais.

Paulo Araújo lembrou que, ao falar sobre educação de surdos, muitas questões são suscitadas.

Comentar

Texto puro

  • Nenhuma tag HTML permitida.
  • Quebras de linhas e parágrafos são gerados automaticamente.
  • Endereços de páginas da Web e endereços de e-mail se transformam automaticamente em links.