Assembleia Legislativa vai criar CPI para investigar falhas na Usina Hidrelétrica de Colíder

Áudio
Download do arquivo abaixo: (ou botão direito em salvar link como)

Foto da manchete: Divulgação

Por Jurandir Antonio – Voz: Ana Rosa Lima

Texto do áudio:

 

Durante audiência pública realizada em Colíder na última semana, o deputado estadual Diego Guimarães, do Republicanos, anunciou que obteve apoio suficiente para instaurar uma CPI, Comissão Parlamentar de Inquérito, para investigar os danos ambientais e econômicos causados por falhas estruturais na Usina Hidrelétrica de Colíder, no rio Teles Pires.

Segundo o parlamentar, doze deputados já assinaram o requerimento da CPI, que deve ser oficializada na sessão da Assembleia Legislativa nesta quarta-feira.

A iniciativa surgiu após as empresas Eletrobras e Copel identificarem falhas em quatro dos 70 drenos da barragem, o que levou ao rebaixamento do reservatório da usina para evitar riscos estruturais.

O rebaixamento secou trechos do rio Teles Pires e gerou prejuízos estimados em 100 milhões de reais, de acordo com o Ministério Público Estadual.

Na ocasião, Diego Guimarães defendeu reparações urgentes para pescadores, donos de pousadas e municípios afetados. De acordo com ele, essa conta deve ser paga pela Copel e pela Eletrobras.

O deputado criticou também a ausência de respostas claras por parte das concessionárias.

Segundo o parlamentar, até o momento, não houve uma resposta definitiva sobre o que causou as falhas nem qual o prazo para restauração.

Guimarães cobrou ainda um plano de sustentabilidade para preservar as riquezas naturais do estado.

A CPI deve apurar ainda responsabilidades técnicas e administrativas na condução do empreendimento.