Assembleia Legislativa suspende convênio da Capital Consig com o governo de Mato Grosso

Áudio
Download do arquivo abaixo: (ou botão direito em salvar link como)

Foto da manchete: Assessoria AL/MT

Por Jurandir Antonio – Voz: Enéas Jacobina

Texto do áudio:

 

A Assembleia Legislativa de Mato Grosso aprovou, de forma definitiva, a suspensão do convênio entre o governo estadual e a Capital Consig Sociedade de Crédito Direto S.A., empresa apontada como a principal operadora de empréstimos consignados para servidores públicos estaduais.

A medida foi oficializada com a publicação do Projeto de Decreto Legislativo de autoria do deputado Wilson Santos, do PSD, nesta segunda-feira.

A medida foi tomada depois do governo do Estado já ter anulado, em junho, os contratos vigentes e exigido um novo processo de cadastramento mais rigoroso das empresas consignatárias.

Na ocasião, também foram suspensos os descontos em folha dos servidores que contrataram empréstimos com essa modalidade.

Como o decreto poderia ser revertido, os deputados optaram por uma legislação que impedisse qualquer novo vínculo com a empresa.

Com a aprovação do Decreto Legislativo, fica oficialmente cancelada a autorização que permitia à Capital Consig efetuar descontos diretos na folha de pagamento dos servidores públicos estaduais, especificamente para operações com cartões de crédito consignado.

A empresa atuava em Mato Grosso desde 2022, por meio de um convênio com o Governo do Estado. 

Em dezembro de 2024, o Sindicato dos Profissionais da Área Meio do Governo de Mato Grosso protocolou representação acusando a Capital Consig de fraudes, como diferenças entre os valores contratados e os efetivamente creditados, e falta de transparência nos contratos.

 

A empresa vem sendo alvo de intensas críticas e denúncias por parte do funcionalismo público estadual e de entidades sindicais.