| Assembleia Legislativa marca para dia 10 de junho a eleição da Mesa Diretora.mp3 |
Jurandir Antonio - Voz: Vinícius Antônio
A Assembleia Legislativa marcou para o dia 10 de junho a eleição da Mesa Diretora para o biênio 2021/2023.
Em uma resolução administrativa publicada nesta quinta-feira, o parlamento estadual definiu o cronograma e as regras para a eleição interna.
A escolha dos membros da nova mesa foi “antecipada” para que a deputada estadual Janaína Riva, do MDB, pudesse participar do pleito.
Ela está grávida, e deve dar a luz em setembro, mês em que seria realizada a eleição da Mesa Diretora para o 2º biênio da legislatura.
De acordo com a resolução, as chapas devem se inscrever para disputar a eleição entre primeiro e oito de junho. Elas devem conter presidente, primeiro-secretário, 1º e 2º vice-presidentes; 2º, 3º e 4º secretários.
Nas articulações, é dada como certa a reeleição do atual presidente, deputado Eduardo Botelho, numa chapa tendo a deputada Janaína Riva, como 1ª secretária. Porém, o deputado Max Russi não quer abrir mão de continuar sendo 1º secretário da Assembleia Legislativa.
O documento admite ainda que a eleição para a Mesa Diretora da Assembleia Legislativa pode ser adiada em caso de ocorrência de situações emergenciais de saúde relacionadas ao Covid-19.
A próxima Mesa Diretora toma posse no dia 1º de fevereiro de 2021.