| 08 Assembleia Legislativa discute fortalecimento da piscicultura com ações e parcerias estratégicas em Mato Grosso.mp3 |
Foto da manchete: Ronaldo Mazza
Por Jurandir Antonio – Voz: Yaponira Cavalcanti
Texto do áudio
Na última terça-feira, a Comissão de Agropecuária, Desenvolvimento Florestal e Agrário da Assembleia Legislativa de Mato Grosso discutiu ações essenciais para fortalecer a piscicultura no estado.
O encontro abordou diversos projetos de lei e iniciativas que visam impulsionar a atividade, com destaque para o licenciamento ambiental de mais de dois mil empreendimentos aquícolas na Baixada Cuiabana e o financiamento da Aquamat, Associação Mato-grossense dos Aquicultores.
O presidente da comissão, deputado Nininho, do Republicanos, explicou que a principal meta é estruturar a cadeia produtiva da piscicultura, criando cooperativas e oferecendo apoio técnico e financeiro aos pequenos produtores.
Ele destacou ainda que Mato Grosso, apesar de ser atualmente o sexto maior produtor de pescado, tem o potencial para retomar o protagonismo no setor, devido aos recursos naturais abundantes e à qualificação de seus profissionais.
Durante a reunião, o professor Márcio Hoshiba, da UFMT, Universidade Federal de Mato Grosso, apresentou uma proposta de diagnóstico das condições da piscicultura na Baixada Cuiabana.
Hoshiba destacou que o sucesso do setor depende da integração da cadeia produtiva e da aplicação dos conhecimentos gerados pelas pesquisas.
Já a secretária de Agricultura Familiar, Andreia Fujioka, reforçou que a piscicultura será contemplada pelo Programa MT Produtivo, com investimentos de até 100 milhões de dólares nos próximos cinco anos, focando em ações sustentáveis e na organização de cooperativas.
Na ocasião, o presidente da Empaer, Suelme Fernandes, também enfatizou a importância dos projetos de integração entre piscicultura e horticultura, além dos financiamentos acessíveis, com 96 milhões de reais já destinados a pequenos projetos em 2025.