MT PRODUTIVO. Parceria entre Seaf, Sema e Intermat vai agilizar regularização fundiária e ambiental

Áudio
Download do arquivo abaixo: (ou botão direito em salvar link como)

Foto da manchete: Assessoria Seaf MT

Por Jurandir Antonio – Voz: Yaponira Cavalcanti

Texto do áudio 

A Seaf, Secretaria de Estado de Agricultura Familiar, instituiu parcerias com a Sema, Secretaria de Estado de Meio Ambiente, e Intermat, Instituto de Terras de Mato Grosso, para viabilizar a melhoria da qualidade e eficiência dos processos de regularização fundiária e ambiental em todo o Estado dentro do programa MT Produtivo. 

O programa executado pela Seaf foi lançado na última quinta-feira e terá investimento total de 100 milhões de dólares, sendo 80 milhões financiados pelo BIRD, Banco Mundial, e 20 milhões de dólares de contrapartida do Estado para impulsionar a cadeia de produção da agricultura familiar mato-grossense.

A Sema e o Intermat também vão atuar na educação ambiental e formação de brigadistas nas regiões da agricultura de pequena escala e Povos Indígenas, Quilombolas e Comunidades Tradicionais.

Para isso, já realizaram processo seletivo de títulos para contratar servidores que vão trabalhar no programa.

Segundo o superintendente de Regularização e Monitoramento Ambiental da Sema, Felipe Klein, o pequeno proprietário muitas vezes não é muito assistido na parte da dinâmica da regularização fundiária e ambiental e, agora, com esse projeto, vai ter esse trabalho da Seaf e, também, da Sema para viabilizar cadastro, análise e validação de 11 mil estabelecimentos da agricultura familiar.

 Ele prevê a viabilização do CAR, Cadastro Ambiental Rural, e do PAR, Programa de Regularização Ambiental, para os agricultores familiares.

Com a previsão de regularizar mil 907 imóveis em 35 assentamentos de seis municípios, como Barra do Bugres, Cuiabá, Nossa Senhora do Livramento, Poconé, Poxoréu e Santo Antônio de Leverger, o Intermat contratou 10 profissionais para viabilizar o trabalho.