Assembleia Legislativa define composição dos blocos parlamentares que vão comandar as articulações políticas

Áudio
Download do arquivo abaixo: (ou botão direito em salvar link como)

Foto da manchete: Reprodução Web

Por Jurandir Antonio – Voz: Enéas Jacobina

Texto do áudio:

 

A Assembleia Legislativa de Mato Grosso publicou um ato que define a formação dos blocos parlamentares que vão compor as articulações políticas lideradas pelos deputados, após a instalação da nova legislatura. 

A constituição dos blocos parlamentares é requisito para indicação dos membros das comissões permanentes existentes no poder legislativo e também para composição do Colégio de Líderes.

Bloco Parlamentar é uma aliança de representações parlamentares de dois ou mais partidos políticos que passam a atuar na Casa Legislativa como uma só bancada, sob liderança comum.  

De acordo com o Regimento Interno da Assembleia Legislativa, cada bloco parlamentar deve ser composto por, no mínimo, um sexto da composição da Assembleia Legislativa, ou seja, quatro deputados.

O bloco “Assembleia Forte” será liderado pelo deputado Dilmar Dal Bosco, do União Brasil, e conta com a participação dos deputados Eduardo Botelho, Paulo Araújo e Sebastião Rezende.

Para coordenar o bloco “Movimento Democrático Brasileiro” a deputada Janaina Riva, acompanhada dos deputados Doutor João, Juca do Guaraná e Thiago Silva, os quatro do MDB.

Liderando o bloco “Experiência e Trabalho” o deputado Lúdio Cabral, do PT. Mais três deputados integram o bloco, Valdir Barranco, Wilson Santos e Júlio Campos.

O comando do bloco “Direita Democrática” terá como líder o deputado Elizeu Nascimento, do PL, e com ele os deputados Faissal Calil, Chico Guarnieri e Gilberto Cattani.

Comandando o bloco “Parlamentar Unidos” está o deputado Doutor Eugênio, do PSB, que conta com a participação dos deputados Max Russi, Fábio Tardin e Valmir Moretto.

E finalizando a composição dos blocos parlamentares está o “Avante Mato Grosso”, que tem como dirigente o deputado Beto Dois a Um, do PSB. Integram o bloco ainda, os deputados Ondanir Bortolini, o Nininho, Diego Guimarães e Carlos Avallone.