Assembleia Legislativa aprova projeto que regulamenta a pratica de esportes equestres e assegura o bem-estar do animal

Áudio
Download do arquivo abaixo: (ou botão direito em salvar link como)

Da redação: Jurandir Antonio - Voz: Vinícius Antônio

A Assembleia Legislativa aprovou, esta semana, em segunda votação, o Projeto de Lei de autoria do deputado Dilmar Dal´Bosco, do DEM, que regulamenta normas e critérios para a prática equestre de forma a garantir o bem-estar dos animais, além de reconhecê-las como expressões artístico-culturais.

A proposta estabelece as condições mínimas necessárias para segurança animal em competições, durante os treinos e na manutenção continuada da saúde dos bichos.

De acordo como o projeto de lei, rodeio, vaquejada, montarias, provas de laço, apartação; bulldog; provas de rédeas, três tambores, team penning e work penning e paleteadas, são consideradas expressões artístico-culturais.

Aprovada em 1ª e 2ª votações, a proposta segue agora para o governador Mauro Mendes, que deve sancionar a nova legislação.

Foram 21 votos favoráveis e três ausências: Janaina Riva, Romoaldo Júnior, e Doutor João, todos do MDB.

O projeto foi elaborado para atender as demandas de pecuaristas, donos de haras e de organizadores de eventos, que se mobilizaram após decisão judicial que, em junho, suspendeu uma prova de laço realizada dentro da semana comemorativa do cavalo.

Comentar

Texto puro

  • Nenhuma tag HTML permitida.
  • Quebras de linhas e parágrafos são gerados automaticamente.
  • Endereços de páginas da Web e endereços de e-mail se transformam automaticamente em links.