Assembleia Legislativa abre exposição em homenagem ao ex-governador Dante de Oliveira

Áudio
Download do arquivo abaixo: (ou botão direito em salvar link como)

Da redação: Jurandir Antônio

Foi aberta, nesta segunda-feira, na Assembleia Legislativa a exposição "Dante Martins de Oliveira", para homenagear o ex-governador de Mato Grosso, conhecido nacionalmente como o homem das Diretas Já.

A exposição, uma iniciativa do deputado estadual Wilson Santos, do PSDB, prossegue até sexta-feira, 12 de julho. A exposição acontece no saguão principal da ALMT, de segunda a sexta-feira, no horário de funcionamento do Parlamento. 

Na mostra estão expostos objetos pessoais do ex-governador, como camisetas vestidas em movimentos políticos, fotografias históricas, nas quais estão figuras como o ex-presidente da República Luiz Inácio Lula da Silva, o ex-deputado federal Ulysses Guimarães e a cantora Fafá de Belém, além de outros artistas, políticos e personalidades.

Dante foi governador de Mato Grosso por dois mandatos, e entrou para a história do Brasil ao liderar em 1985 o movimento “Diretas Já” que levou milhões de populares ás ruas para reivindicar voto direto para presidente da República após o fim do regime militar.

Na abertura da exposição, o presidente da Assembleia Legislativa, deputado Eduardo Botelho, do DEM, declarou que o legislativo estadual cumpre com sua missão de preservar a história e oportunizar às novas gerações que conheçam a figura política que foi Dante de Oliveira.

Já o deputado Wilson Santos destacou a trajetória política de Dante de Oliveira, sempre preocupado em formar boas equipes de trabalho para apresentar resultados satisfatórios a sociedade mato-grossense que pudesse ser percebido ao longo dos anos.

“Dante de Oliveira dizia que o segredo para governar é formar uma boa equipe de trabalho escalando os melhores em cada setor. Foi assim que ele conseguiu modernizar Mato Grosso”, lembrou Santos.

A morte do ex-governador Dante de Oliveira completou 13 anos neste dia seis de julho. Nascido em Cuiabá, em 1952, Dante era engenheiro civil, foi deputado estadual, deputado federal, Ministro da Reforma Agrária do governo Sarney, prefeito de Cuiabá por duas vezes, além de governador eleito e reeleito de Mato Grosso. Dante morreu em Cuiabá, aos 54 anos, vítima de pneumonia agravada pelo diabetes.

Voz: Vinícius Antônio

Comentar

Texto puro

  • Nenhuma tag HTML permitida.
  • Quebras de linhas e parágrafos são gerados automaticamente.
  • Endereços de páginas da Web e endereços de e-mail se transformam automaticamente em links.