| Lançada no auditório da OAB-+MT a campanha contra assédio moral e sexual.mp3 |
Foto da manchete: Prefeitura de Cuiabá
Por Jurandir Antonio – Voz: Vinícius Antônio
Texto do áudio:
A Prefeitura de Cuiabá lançou, nesta terça-feira, no auditório da OAB Mato Grosso, a Ordem dos Advogados do Brasil, a cartilha de prevenção ao assédio moral e sexual no âmbito da administração pública.
A titular da secretaria municipal da Mulher, Cely Almeida, afirmou que a iniciativa atende a premissa da gestão, que é a humanização.
Segundo ela, a cartilha é apenas um ponto de partida, garantindo que outras ações serão implementadas.
Já o Ouvidor-Geral, Heitor Reyes, afirmou que o tema é de relevância mundial e merece toda atenção da Prefeitura de Cuiabá.
Na opinião de Reyes, esses crimes muito graves, ficam escondidos dentro das empresas públicas e privadas. De acordo com ele, este é um tema ainda deixado em segundo plano, apesar da gravidade, devido a algumas crenças, como pensar que não adianta mexer com quem tem poder, com o chefe, por medo de ser mandado embora.
Segundo a presidente da OAB Mato Grosso, Gisela Cardoso, é preciso dar um basta. Ela ressalta que não há mais lugar para esse crime, que tanto prejudica principalmente as mulheres.
“A OAB apoia todas as iniciativas, seja no setor público ou privado, que visem abolir assédio moral e sexual”, destacou a presidente da Ordem.
No material serão divulgadas informações sobre os três modos distintos de atuação de assédio, por exemplo, a vertical que consiste na relação de trabalho marcada pela diferença de posição hierárquica.