Aprosoja inaugura plataforma que vai oferecer dados precisos sobre as variações climáticas de Mato Grosso

Áudio
Download do arquivo abaixo: (ou botão direito em salvar link como)

Jurandir Antonio - Da redação

Mato Grosso inaugurou, no último fim de semana, um jeito inédito no Brasil de promover o gerenciamento de riscos nas lavouras de soja e milho, através da compilação de dados oriundos da medição meteorológica com estações físicas instaladas em propriedades rurais.

 

Trata-se da plataforma Aproclima, criada pela Aprosoja, Associação dos Produtores de Soja e Milho de Mato Grosso, que analisa e reproduz com inteligência informações meteorológicas fornecidas a partir de todas as regiões do Estado para formação de um banco de dados que subsidiará os produtores na tomada de decisões.

 

Dados mais precisos fornecidos diariamente por ao menos 33 estações físicas instaladas em propriedades rurais do Estado vêm sendo utilizados para um casamento de informações.

 

Os produtores que aderiram à iniciativa conseguem, através do acesso pela Internet, acompanhar a variação de tempo em sua propriedade e as previsões climáticas.

 

Todos os meses, o informe “Relatório de Acompanhamento Climático” é divulgado com avaliações para o período seguinte.

 

A Gerência de Defesa Agrícola da Aprosoja, responsável pelo programa, destaca a importância da formação do banco de dados meteorológicos para diversos fatores essenciais à produção de soja e milho em Mato Grosso.

 

Pelo fato do Estado ter biomas variados e microrregiões que apresentam diferenciadas realidades meteorológicas, buscar maior precisão na aferição dos eventos climáticos pode contribuir sobremaneira.

 

“Mato Grosso é muito grande. Para lidar com as variações de características e conseguir posicionar é preciso um histórico com maior precisão possível, o que temos a partir das estações físicas nas propriedades”, acrescentou o gerente de Defesa Agrícola da entidade, Daniel Pasculli.

Comentar

Texto puro

  • Nenhuma tag HTML permitida.
  • Quebras de linhas e parágrafos são gerados automaticamente.
  • Endereços de páginas da Web e endereços de e-mail se transformam automaticamente em links.