03 Aprosoja diz que programa Soja Legal representa a responsabilidade ambiental dos produtores mato-grossenses.mp3 |
Foto da manchete: Bruno Lopes
Por Jurandir Antonio – Voz: Enéas Jacobina
Texto do áudio:
Por mais de 10 anos, o programa Soja Legal, da Aprosoja, Associação dos Produtores de Soja e Milho de Mato Grosso, tem sido um marco na transformação da produção de soja no estado.
Lançada em 2011, a iniciativa envolve mais de mil produtores, com certificações e indicadores de desempenho rigorosos que garantem a conformidade com a legislação brasileira e internacional, e está alinhada com oito Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU, a Organização das Nações Unidas.
De acordo com o vice-presidente da Aprosoja e coordenador da comissão de Sustentabilidade, Luiz Pedro Bier, o Soja Legal veio para mostrar o compromisso da produção mato-grossense com a preservação ambiental.
O programa, que começou a ser discutido em 2009 com a demanda dos associados por melhoria contínua, foi lançado em 2011.
Ao longo dos anos, o Soja Legal se consolidou como uma referência no setor agropecuário e um pilar fundamental para o desenvolvimento sustentável da produção de soja em Mato Grosso.
Por meio de capacitações e assistência técnica, o Soja Legal promove mudanças significativas no campo, com orientações sobre saúde e segurança no trabalho, gestão de resíduos, logística reversa de embalagens vazias, em parceria com o Instituto Nacional de Processamento de Embalagens Vazias, e boas práticas agrícolas.