Aprosoja busca parceria da Sudeco para resolver a falta de armazéns em Mato Grosso.mp3 |
Foto da manchete: reprodução da internet
Por Jurandir Antonio – Voz: Vinícius Antônio
Texto do áudio:
O presidente da Aprosoja, Associação dos Produtores de Soja e Milho de Mato Grosso, Fernando Cadore, se reuniu, esta semana, em Brasília, com o superintendente da Sudeco, Superintendência do Desenvolvimento do Centro-oeste, Nelson Vieira Fraga Filho.
Na oportunidade, Cadore pediu a desburocratização do acesso ao crédito para construção de armazéns e implantação de políticas públicas destinadas à diminuição do déficit da capacidade de armazenagem mato-grossense.
Também participaram da reunião pela Aprosoja MT, os dirigentes da Aprosoja, Nathan Belusso, Tiago Stefanello, Wellington Andrade e o consultor Thiago Rocha.
A Aprosoja, que atualmente representa mais de sete mil 400 produtores de soja e milho em Mato Grosso, mostrou ao superintendente a deficiência de armazenagem atual.
Fernando Cadore apresentou os números que mostram que o Estado só pode guardar cerca de 50% do que produz. E dentro deste cenário, somente 30% estão em poder do produtor rural.
"Estamos preocupados com essa questão da armazenagem em Mato Grosso. E durante os três anos da nossa gestão essa pauta será prioridade", enfatizou Cadore.
A partir do encontro, a Aprosoja Mato Grosso vai subsidiar a Sudeco com informações técnicas atualizadas referentes ao tema.
"A demanda é alta e dentro da Superintendência podemos construir juntos uma diretriz de política pública, que vire regra. E a partir daí não importa se o produtor é pequeno, médio ou grande, o crédito precisará estar disponível", pontuou o chefe da Sudeco.