Após resultado do Censo, 20 municípios recebem mais dinheiro do FPM e 16 perdem

Áudio
Download do arquivo abaixo: (ou botão direito em salvar link como)

Foto da manchete: Divulgação

Por: Jurandir Antônio – Voz: Enéas Jacobina

Texto do áudio:

 

Em Mato Grosso, 36 municípios tiveram seus coeficientes de repasse do FPM, Fundo de Participação dos Municípios, alterados devido ao resultado do censo demográfico realizado pelo IBGE, Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística.

Dentre esses municípios, 20 tiveram aumento no coeficiente, enquanto 16 apresentaram queda, e os demais mantiveram os mesmos coeficientes.

A mudança nos repasses é baseada no critério do número de habitantes de cada localidade, conforme estabelecido na transferência constitucional.

A equipe técnica da AMM, Associação Mato-grossense dos Municípios, realizou o levantamento e repassou os dados aos prefeitos.

Os municípios que registraram aumento populacional já garantiram o aumento no FPM na primeira parcela de julho, repassada nesta semana.

Por outro lado, os municípios que tiveram redução não sofrerão perdas financeiras em 2023, uma vez que a diminuição no repasse será aplicada gradualmente a partir do próximo ano, para evitar impactos nas finanças locais.

Entre os municípios de Mato Grosso que tiveram aumento de população e ganharam com o novo coeficiente do Fundo de Participação dos Municípios estão Arenápolis, Campo Verde, Canarana, Juína, Lucas do Rio Verde, Porto Alegre do Norte, Querência, Sinop e Sorriso.

Já os municípios que tiveram redução de população e sofreram perdas com o novo coeficiente do Fundo são Barra do Bugres, Cláudia, Colniza, Guiratinga, Juruena, Nova Olímpia, Ribeirão Cascalheira, Rosário Oeste e Vila Rica, entre outros.