Apesar do cenário turbulento, empresários do comércio de Cuiabá estão otimistas, aponta pesquisa.mp3 |
Foto da manchete: Prefeitura de Cuiabá
Por Jurandir Antonio - Voz: Vinícius Antônio
Texto do áudio:
A pesquisa que mede o Índice de Confiança do Empresário do Comércio em Cuiabá atingiu 138,1 pontos em março e encerrou o primeiro trimestre do ano com o melhor resultado.
Analisando os últimos 13 meses, o índice atual está atrás apenas do verificado em setembro do ano passado, quando somou 138,2 pontos.
Os dados são da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo e analisados pelo Instituto de Pesquisa e Análise da Fecomércio, Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de Mato Grosso.
O diretor de Pesquisas do Instituto, Maurício Munhoz, afirmou que o resultado atual demonstra uma alta taxa de otimismo do comércio.
Ainda segundo o pesquisador, a alta mensal foi de 0,5% sobre fevereiro, quando registrou queda de 0,4% sobre o mês imediatamente anterior.
Ainda assim, o índice atual está 11,9% maior se comparado a março do ano passado, quando atingia 123,4 pontos.
Os principais componentes da pesquisa saíram do patamar de pessimismo e chegaram à situação de otimismo por parte dos empresários do comércio.
Munhoz reforça, ainda, o bom desempenho obtido na pesquisa neste primeiro trimestre do ano.
De acordo com o economista, o Índice de Confiança do Empresário do Comércio exibe um cenário econômico satisfatório, tendo em vista a atual situação de guerra entre Rússia e Ucrânia.
Maurício Munhoz destacou que o índice de março é o maior do ano e o melhor dentre os seis meses anteriores, e que apesar das oscilações devido a fatores externos, o cenário econômico do comércio demonstra atrativo.
A capital, Cuiabá, difere da média nacional, que apresentou variação negativa no mês, de -1,3%, e acumula queda de 1,12% no período.