Apenas uma praia do Alto Paraguai foi considerada própria para banho, diz Sema

Áudio
Download do arquivo abaixo: (ou botão direito em salvar link como)

Foto da manchete: Sema MT

Por Jurandir Antonio – Voz: Ana Rosa Lima

Texto do áudio:

 

A Sema, Secretaria de Estado de Meio Ambiente, analisou a qualidade da água de cinco praias do Alto Paraguai nos municípios de Diamantino, Nortelândia e Nova Marilândia. 

Apenas a praia Rota do Sol, no Rio Santana, em Nortelândia, foi considerada própria para banho.

Em Diamantino, foram analisadas as praias Ribeirão Vermelho, Frei Manoel e Areial.

Já em Nova Marilândia, a água da praia dos Cachorros foi estudada.

Todas foram classificadas como impróprias para recreação primária. 

As análises foram solicitadas pelo Comitê de Bacia Hidrográfica do Alto Paraguai Superior e realizadas em parceria com a Sema.

As amostras foram coletadas pelo Comitê e analisadas pela equipe técnica do Laboratório de Monitoramento da Água e do Ar. 

A avaliação faz parte da campanha de balneabilidade, que verifica a qualidade da água dos rios para recreação primária, definida pelo contato direto e prolongado com a água, classificando as praias como próprias ou impróprias para banhos.

A utilização da água para fins recreativos é comum, principalmente nos rios próximos às cidades, onde ocorre a formação de praias na época da seca.

Por esse motivo, torna-se relevante conhecer a qualidade da água para garantir a conservação dos recursos hídricos e a proteção da saúde da população.  

Sapicuá Rádio News, da redação Ana Rosa Lima