Apae de Cuiabá enfrenta dificuldades financeiras e pede doações

Áudio
Download do arquivo abaixo: (ou botão direito em salvar link como)

Jurandir Antonio - Voz: Vinícius Antônio

A Apae, Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais de Cuiabá, instituição filantrópica que trabalha há 52 anos em prol das pessoas com deficiência intelectual e múltipla da cidade, enfrenta muitas dificuldades.

Por se tratar de uma entidade sem fins lucrativos, a Associação necessita de ajuda constante para se manter e melhorar estrutura física.

"A Apae não tem nenhum meio de renda fixa, há convênios de professores com a prefeitura de Cuiabá e o Governo do Estado. Todas as despesas, com a estrutura, limpeza, material, equipamentos e a contratação dos profissionais especializados e do setor administrativo são mantidas com as doações, parcerias e ações que a instituição realiza seguindo um calendário anual", explica o diretor de Patrimônio da Apae Cuiabá, Leonardo Arruda Magalhães.

Porém, as necessidades da Apae vão além da questão de pessoal. Passam também pela necessidade de melhoramento da infraestrutura. Leonardo Arruda conta que a entidade precisa realizar uma série de reformas para a melhoria das instalações, que constam de uma lista de prioridades.

Segundo a diretora pedagógica da entidade, Patrícia Alves Guimarães, hoje são 120 alunos matriculados, com ao menos 25 bebês, de zero a três anos e 11 meses, na turma de estimulação precoce.

Por se tratar de uma escola especial, não tem seriação. Portanto, a Apae Cuiabá oferece turmas da estimulação precoce, educação infantil, pré-escola, ensino fundamental e Educação de Jovens e Adultos, EJA.

Para atender a essa demanda, a Apae conta com apenas 12 professores, sendo que dois são cedidos pela prefeitura de Cuiabá e outros dois, pelo governo do Estado. Os demais são contratados pela instituição.

Ainda formam o quadro de funcionários os profissionais da equipe técnica, com terapeuta, psicóloga, fonoaudióloga, assistente social e os profissionais que trabalham no setor administrativo.

A Apae está em 66 municípios de Mato Grosso e, em todo o Brasil, são mais de duas mil e 200 unidades, nas quais os dirigentes de todas as instituições são voluntários.

Se você quiser colaborar com a Apae Cuiabá é só ligar (65) 3322-8853.

Comentar

Texto puro

  • Nenhuma tag HTML permitida.
  • Quebras de linhas e parágrafos são gerados automaticamente.
  • Endereços de páginas da Web e endereços de e-mail se transformam automaticamente em links.