ANNT aumenta o valor do pedágio ao longo da BR-163 em Mato Grosso

Áudio
Download do arquivo abaixo: (ou botão direito em salvar link como)

Foto da manchete: Reprodução/Rota do Oeste

Por: Jurandir Antônio – Voz: Elaine Coimbra

Texto do áudio:

 

A ANNT, Agência Nacional de Transportes Terrestres, reajustou a tarifa de pedágio na BR-163 em Mato Grosso.

Os novos valores, que começaram a valer nesta quarta-feira, segundo previsão em contrato, têm setembro como mês base para revisão tarifária.

O aumento é para recompor a perda de receita da Concessionária Nova Rota do Oeste em decorrência do congelamento da tarifa ao longo dos anos.

Com esta etapa de realinhamento, a ANTT conclui o ciclo de revisões e os novos valores, que já estão em vigor, variam entre cinco reais e 30 centavos e nove reais e quarenta centavos, por eixo, de acordo com a área de abrangência de cada praça de pedágio, conforme definido no contrato de concessão.

Segundo a Agência, mesmo com o reajuste, a tarifa segue entre as mais baixas do país por quilômetro rodado.

Diante da indefinição sobre o futuro da BR-163, as tarifas ficaram congeladas desde 2017 e, agora, com a troca de controle acionário, a ANTT fez as revisões necessárias para sanear a situação.

A cobrança de pedágio acontece nos municípios de Itiquira, Rondonópolis, Campo Verde, Santo Antônio de Leverger, Jangada, Diamantino, Nova Mutum, Lucas do Rio Verde e Sorriso.

Em Rondonópolis, por exemplo, o pedágio está custando sete reais para carros e três reais e 50 centavos para motos.

Em Jangada, o motorista vai desembolsar na praça de pedágio, sete reais e 60 centavos para carros e três reais e 80 centavos para motos.

E em Sorriso o pedágio mais caro da BR 163, com nove reais e 40 centavos para carros e quatro reais e 70 centavos para motos.