Anatel libera transmissão do sinal 5G para mais três cidades de Mato Grosso

Áudio
Download do arquivo abaixo: (ou botão direito em salvar link como)

Foto da manchete: Agência Brasil

Por Jurandir Antonio – Voz: Vinícius Antônio

Texto do áudio:

A Anatel, Agência Nacional de Telecomunicações, liberou o sinal e autorizou mais 347 municípios do país para começar a transmitir o sinal da nova rede 5G.

Em Mato Grosso, o sinal foi liberado para três cidades, Várzea Grande, Nossa Senhora do Livramento e Planalto da Serra. Na Capital, Cuiabá, o sinal já está em funcionamento.

Apesar da liberação, na prática, isso não quer dizer que os municípios já terão o sinal ligado.

Para que isso aconteça, as prestadoras que adquiriram lotes na faixa de 3,5 GHz (gigahertz) terão que solicitar à Anatel o licenciamento e ativação de estações de 5G nesses municípios. 

O prazo para as operadoras ativarem o sinal aos clientes é extenso e obedece a um cronograma estabelecido pela Anatel, considerando o número de habitantes das cidades.

Quem recebe as transmissões da TV Aberta pela antena parabólica precisa adaptar o equipamento para evitar eventuais interferências.

Inscritos no CadÚnico, Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal, que recebem sinal da TV aberta por parabólica podem solicitar o kit gratuito para a adaptação do equipamento à Siga Antenado.

A instalação dos novos equipamentos é feita somente com agendamento pelo Siga Antenado ou pelo 0800-729-2404.

Além de maior velocidade, o 5G reduz o tempo entre o estímulo e a resposta da rede de telecomunicações, aumenta a capacidade de dispositivos conectados ao mesmo tempo em uma determinada área e reduz o consumo de energia, com consequente aumento da sustentabilidade.

Segundo a Anatel, atualmente, somente 109 modelos de smartphones, disponíveis no mercado brasileiro, estão aptos para receber o sinal 5G.

A lista desses aparelhos pode ser consultada no site da Anatel. 

Comentar

Texto puro

  • Nenhuma tag HTML permitida.
  • Quebras de linhas e parágrafos são gerados automaticamente.
  • Endereços de páginas da Web e endereços de e-mail se transformam automaticamente em links.