Análise da SEMA aponta três praias impróprias para banho no Médio Teles Pires

Áudio
Download do arquivo abaixo: (ou botão direito em salvar link como)

Foto da manchete: Reprodução Web

Por Jurandir Antonio – Voz: Ana Rosa Lima

Texto do áudio:

 

A Sema, Secretaria de Estado de Meio Ambiente, analisou a qualidade da água de 11 praias do Médio Teles Pires.

oito delas consideradas próprias para banho.

Foram analisados locais de banho em Matupá, Guarantã do Norte, Colíder e Peixoto de Azevedo.

A avaliação faz parte da campanha de balneabilidade, que verifica a qualidade da água dos rios para recreação primária, que é o contato direto e prolongado com a água, classificando as praias como próprias ou impróprias.

As análises foram solicitadas pelo Comitê de Bacia Hidrográfica do Médio Teles Pires e realizada em parceria com a Sema.

As amostras foram coletadas pelo Comitê e analisadas pela equipe técnica do Laboratório de Monitoramento da Água e do Ar.

Outras três praias classificadas como impróprias para recreação e banho estão localizadas nos Rios Braço Sul, em Guarantã do Norte, Rio do Meio, em Colíder, e Rio Peixoto de Azevedo, em Peixoto de Azevedo.

Já as oito praias próprias para banhos estão no Rio Jordão, Afluente da Margem Esquerda do Rio Parado, Rio Braço Norte, Lago Matupá, Rio Peixoto de Azevedo, também em Matupá e Rio Peixotinho Primeiro.

A campanha é realizada todos os anos em várias regiões do Estado.

A utilização da água para fins recreativos é comum, principalmente nos rios próximos às cidades, onde tem a formação de praias na época da seca.

Sapicuá Rádio News, da redação Ana Rosa Lima