| AMM recomenda aos municípios que tomem medidas para conter o avanço do coronavírus em Mato Grosso.mp3 |
Jurandir Antonio - Voz: Vinícius Antônio
Com o objetivo de orientar os municípios sobre medidas a serem adotadas para evitar a disseminação do novo Coronavírus, a AMM, Associação Mato-grossense dos Municípios, o Cosems, Conselho de Secretarias Municipais de Saúde de Mato Grosso, e a Undime, União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação de Mato Grosso, elaboraram uma nota técnica com uma série de recomendações de cuidados e prevenção em saúde pública.
O documento com as recomendações foi enviado para as prefeituras esta semana para embasar a elaboração de decretos municipais com medidas preventivas.
As orientações são baseadas em medidas anunciadas pela Organização Mundial de Saúde, Governo de Mato Grosso e demais poderes para conter a propagação do vírus, declarado como pandemia.
Segundo o presidente da AMM, Neurilan Fraga, o momento é delicado e o objetivo é orientar os gestores a enfrentar esse cenário preocupante na saúde pública com equilíbrio, informação e ações efetivas.
“Mais de 50 municípios já editaram decretos com base nas nossas orientações e acreditamos que essas medidas vão ajudar a conter a disseminação do coronavírus no nosso estado”, destacou Fraga.
Entre as principais medidas estão a criação de comitês municipais de enfrentamento ao vírus, suspensão de aulas na rede pública e de eventos para evitar aglomerações, redução de jornada de trabalho, liberação de servidores idosos e que pertencem a outros grupos de risco, entre outras recomendações feitas pela AMM aos municípios.