| AMM pede as prefeituras que suspendam festas de carnaval para conter avanço da covid.mp3 |
Foto: Divulgação
Por: Jurandir Antônio Voz: Enéas Jacobina
O presidente da AMM, Associação Mato-grossense dos Municípios, Neurilan Fraga, pediu que as cidades de Mato Grosso cancelem festas públicas de Carnaval diante da nova escalada no número de casos da Covid e também da proliferação da gripe H3N2.
Uma orientação foi encaminhada a todas as 141 prefeituras do Estado.
A entidade vê risco de colapso do sistema público de saúde em razão da alta no número de internações. A decisão final fica a cargo dos prefeitos.
“A gripe influenza está pegando pesado, os sintomas dela são parecidos com os sintomas da Covid e termina fazendo uma pressão no sistema hospitalar público”, destacou Fraga.
O presidente da AMM disse ainda que a grande preocupação é não ter leitos de UTI disponíveis e acontecer como no passado, quando pessoas morreram por falta de atendimento médico, porque não tinha leitos de UTI vagos.
A entidade municipalista já tinha orientado as prefeituras a não realizar festas de fim de ano, o que foi ignorado por algumas, como Chapada dos Guimarães, que viu o número de doentes aumentar depois do Réveillon.
Agora, uma nova orientação foi expedida e, segundo Neurilan, muitos prefeitos já comunicaram que vão cancelar as festas públicas de Carnaval.
“A recomendação nossa é de que nenhum município de Mato Grosso faça carnaval. Mas é lógico que a decisão final é do prefeito”, argumentou Neurilan Fraga.