| Alunas de Mato Grosso vão participar da Olimpíada Internacional de Matemática.mp3 |
Vinícius Antônio
Três alunas da Escola Estadual Dunga Rodrigues, de Várzea Grande, embarcaram na última quarta-feira com destino a Tailândia.
Desta sexta até o próximo dia 11 de fevereiro, as estudantes Marina Alves Pires, Vanessa Santana e Gabrieli Oliveira dos Santos, acompanhadas pela professora Rúbia Coelho, vão participar da Olimpíada Internacional de Matemática.
As estudantes são as únicas representantes do Brasil fora do Estado de São Paulo, que terá 16 alunos de quatro escolas.
O Governo Estado custeou as passagens, cerca de sete mil reais por pessoa, o valor das inscrições, quatro mil reais por pessoa, e hospedagem, além de ajudar na alimentação.
A expectativa delas é trazer alguma medalha para o Brasil.
Marina, que cursa o oitavo ano, diz que essa é sua primeira viagem internacional representando o país.
“Esperamos, eu e minhas colegas, trazermos medalhas. A gente se preparou e vamos nos esforçar o máximo”, assinala. Marina pretende seguir na área de Ciências Exatas, cursando engenharia ou ciências contábeis.
Gabrieli, reforça as palavras da colega. “Essa é uma oportunidade de mostrar que nós também conhecemos matemática”, assegura.
Vanessa também acredita que poderá trazer medalhas, mas será uma tarefa árdua, pois a disputa é de aluno por aluno, em diversas etapas. “A gente se preparou muito bem para essa olímpiada”, frisa.