ALMT recebe nova diretoria da Associação Muxirum Cuiabano em posse simbólica

Áudio
Download do arquivo abaixo: (ou botão direito em salvar link como)

Foto da manchete: Luciano Campbell/ALMT

Por Jurandir Antonio – Voz: Yaponira Cavalcanti

Texto do áudio:

 

A Assembleia Legislativa de Mato Grosso recebeu os novos membros da Associação Muxirum Cuiabano para uma posse simbólica realizada esta semana. A cerimônia marca a parceria do Parlamento com a entidade no esforço pela preservação do legado histórico de Cuiabá.

O presidente da Casa de Leis, deputado Eduardo Botelho, destacou a importância de projetos destinados à valorização da identidade e conservação do patrimônio cultural da capital.

O presidente da entidade, Antônio Ernani Pedroso Calhao, foi reconduzido ao cargo e defendeu a parceria com o Legislativo e demais poderes para garantir a preservação do patrimônio cultural e arquitetônico. Segundo ele, um dos principais compromissos do Muxirum Cuiabano para a próxima gestão é trabalhar com foco na preservação e conservação de igrejas, prédios, templos e casarões de domínio público e privado na região central de Cuiabá.

“Começamos mapeando os imóveis que sobraram, porque o que perdeu, perdeu. Mas ainda tem muita coisa. E essa muita coisa que sobrou está dispersa, não está catalogada. Então estamos trabalhando esse patrimônio que existe e a maioria são imóveis preservados pelos próprios proprietários. Com as informações que levantamos começamos a mapear e escrever uma pequena história desses imóveis que farão parte de um museu digital”, explicou o presidente.

A criação do museu, é possibilidade de ampliar a consciência do bem histórico e cultural da capital do estado.