ALMT recebe Estatuto do Pantanal e reafirma compromisso com o desenvolvimento sustentável da região

Áudio
Download do arquivo abaixo: (ou botão direito em salvar link como)

Foto da manchete: Rodrigo Prates/Assessoria de Gabinete

Por Jurandir Antonio – Voz: Enéas Jacobina

Texto do áudio:

 

O presidente da Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso, deputado Max Russi, recebeu, esta semana, a íntegra do Estatuto do Pantanal que estabelece normas para o uso, a conservação, a proteção e a recuperação do bioma.

A entrega simbólica foi feita pelo senador Wellington Fagundes, do PL, autor da proposta. 

O Estatuto do Pantanal foi sancionado pelo governo federal e publicado no Diário Oficial da União no primeiro dia deste mês e se aplica às áreas do bioma que ficam tanto em Mato Grosso quanto em Mato Grosso do Sul. 

Na ocasião, Max Russi destacou a relevância da nova legislação para impulsionar o desenvolvimento sustentável do Pantanal, conciliando preservação ambiental com geração de renda e melhoria da qualidade de vida das comunidades locais.

Ele enfatizou ainda os trabalhos realizados pelas comissões de Meio Ambiente e de Indústria, Comércio e Turismo, que contribuíram para a elaboração do estatuto.

Russi reforçou que o Pantanal é um patrimônio de Mato Grosso e precisa ser cuidado.

Segundo o parlamentar, com o fortalecimento trazido pelo estatuto, temos agora condições de avançar ainda mais nas políticas públicas voltadas à região.

Já o senador Wellington Fagundes afirmou que o texto foi elaborado “por muitas mãos”, com colaboração do Senado Federal, da Assembleia Legislativa de Mato Grosso, da sociedade pantaneira e de mais de 50 instituições.

De acordo com Fagundes, a norma marca o encerramento de um período de incertezas jurídicas e abre espaço para novos financiamentos e a implementação de políticas públicas permanentes.