ALMT e Tribunal de Justiça firmam parceria para combater a violência contra a mulher

Áudio
Download do arquivo abaixo: (ou botão direito em salvar link como)

Foto da manchete: Helder Faria

Por Jurandir Antonio – Voz: Yaponira Cavalcanti

Texto do áudio  

A Procuradoria Especial da Mulher da Assembleia Legislativa e o Tribunal de Justiça avançaram nas tratativas para formalizar uma parceria estratégica que fortalecerá a rede de proteção às mulheres em Mato Grosso.

Durante a segunda reunião entre as instituições, realizada no início desta semana, no Parlamento, foram discutidos os encaminhamentos para integrar o projeto Rota do Respeito: Todos por Elas às ações itinerantes do projeto Justiça Comunitária, desenvolvido pelo Poder Judiciário.

O objetivo central da parceria, que segue em fase de alinhamento, é aproveitar a logística já consolidada dos mutirões do Tribunal de Justiça para ampliar o alcance das ações do projeto da Procuradoria Especial da Mulher, oferecendo um suporte completo que inclui orientação jurídica, acolhimento psicológico e palestras preventivas voltadas ao enfrentamento da violência doméstica, especialmente em municípios com maiores índices de ocorrências.

Com a cooperação em fase de alinhamento, a Procuradoria Especial da Mulher pretende integrar ao cronograma de viagens do projeto Justiça Comunitária as ações do Rota do Respeito: Todos por Elas, iniciativa já desenvolvida pela Assembleia Legislativa.

O projeto tem caráter educativo e preventivo e busca conscientizar sobre todas as formas de violência contra a mulher, auxiliando vítimas a reconhecerem agressões que muitas vezes são naturalizadas ou passam despercebidas no cotidiano.

Já a assessora parlamentar Alice Nogueira, que intermediou a aproximação entre as instituições, ressaltou que a presença física nos municípios, zonas rurais, escolas e espaços coletivos contribui para desmistificar agressões que vão além da violência física, incluindo formas verbal, moral, psicológica e financeira.

Sapicuá Rádio Agência, da redação em Cuiabá, Yaponira Cavalcanti