AL/MT aprova projeto que prevê criação do plano estadual de arborização das cidades

Áudio
Download do arquivo abaixo: (ou botão direito em salvar link como)

Foto da manchete:  Nara Assis/Secom-MT

Por Jurandir Antonio – Voz: Ana Rosa Lima

Texto do áudio:

 

Um projeto de lei de autoria do deputado Eduardo Botelho, do União Brasil, que cria a política estadual de arborização urbana e define o sistema de informações sobre o tema foi aprovado, esta semana, na Assembleia Legislativa.

O projeto de lei prevê a criação de novas áreas verdes nas cidades, além de promover educação ambiental e o plantio de árvores em calçadas e parques.

A proposta nasceu da necessidade de plantar árvores no perímetro urbano de Cuiabá e foi baseada na pesquisa inédita do curso de Engenharia Florestal da Universidade Federal de Mato Grosso, divulgado recentemente.  

Antes considerada a 'cidade verde', hoje Cuiabá possui apenas 26% da área arborizada e não está de acordo com as diretrizes da Organização Mundial da Saúde, que é de 12 metros quadrados de área verde por habitante, ou seja, cerca de três árvores por morador.

O texto aprovado, se for sancionado pelo governador Mauro Mendes, terá de passar por planos de longo prazo, reavaliação periódica, além de definir o plantio de árvores e regras para manutenção e compensação na retirada de árvores pelas prefeituras e Estado.

Sapicuá Rádio News, da redação Ana Rosa Lima