Alivio no caixa do Estado. Governo de Mato Grosso quita a dívida dolarizada com o Bank of América

Áudio
Download do arquivo abaixo: (ou botão direito em salvar link como)

Da redação: Jurandir Antonio

O Governo do Estado quitou nesta terça-feira a dívida com o Bank of América, contraída em 2012, na gestão do ex-governador Silval Barbosa.

O dinheiro foi depositado pela Secretaria Estadual de Fazenda na sede do Bank of América, em Nova Iorque, no valor de pouco mais de 248 milhões de dólares.

Caso não tivesse quitado a dívida, o Governo de Mato Grosso teria que desembolsar cerca de 150 milhões de reais para quitar a parcela que venceria nesta quarta-feira.

O pagamento foi feito após a assinatura do empréstimo junto ao Banco Mundial, que aconteceu na última sexta-feira, em Brasília.

A quitação da dívida com o Bank of América, segundo o secretário de Fazenda, Rogério Gallo, vai ajudar no reequilíbrio fiscal de Mato Grosso.

“A operação com o Banco Mundial traz um alívio imediato no fluxo de caixa nesse mês, mas, sobretudo, uma melhoria para os próximos três anos, quando deveríamos pagar cerca de 750 milhões de reais e agora poderemos utilizar esse dinheiro para estabilizar as finanças do Estado”, destacou Gallo.

O prazo de pagamento do novo empréstimo junto ao Banco Mundial será de 20 anos, com juros de 3,5% ao ano.

 A operação de crédito feita na semana passada tem dois objetivos principais: devolver a sustentabilidade fiscal ao Estado e garantir investimentos para a agricultura sustentável, conservação florestal e na diminuição dos problemas causados pelas mudanças climáticas.

Comentar

Texto puro

  • Nenhuma tag HTML permitida.
  • Quebras de linhas e parágrafos são gerados automaticamente.
  • Endereços de páginas da Web e endereços de e-mail se transformam automaticamente em links.