Alívio nas finanças do Estado. Senado aprova empréstimo de 250 milhões de dólares para Mato Grosso.mp3 |
Da redação: Jurandir Antônio - Voz: Vinícius Antônio
O Senado Federal aprovou, nesta quarta-feira, a autorização para Mato Grosso contrair um empréstimo no valor de 250 milhões de dólares junto ao Banco Mundial.
Seguindo o ritual de tramitação na Casa, o pedido de empréstimo foi apreciado inicialmente na Comissão de Assuntos Econômicos.
Votado e aprovado na CAE, o processo seguiu para leitura e votação no Plenário do Senado, onde recebeu parecer favorável dos senadores.
O senador Jayme Campos, do DEM de Mato Grosso, comemorou a aprovação do empréstimo.
'É uma vitória' a aprovação em menos de 24 horas da mensagem presidencial que deu aval ao empréstimo dolarizado aqui no Senado”, destacou o parlamentar.
Já governador Mauro Mendes e o secretário de Fazenda, Rogério Gallo, montaram acampamento em Brasília, para acompanhar de perto a tramitação do pedido de empréstimos no Senado.
Segundo Mauro Mendes, a urgência é justificada porque na próxima semana o Estado tem que pagar uma das parcelas do empréstimo, junto ao Bank of América, no valor de 154 milhões de reais.
De acordo com o governador a operação de crédito dará fôlego ao caixa do Estado, além de ser fundamental para viabilizar o pagamento do 13º salário dos servidores.
O empréstimo será utilizado integralmente para pagar a dívida dolarizada contraída na gestão do ex-governador Silval Barbosa, junto ao Bank of América.
Concluída a votação no Senado, a autorização para o empréstimo junto ao Banco Mundial foi encaminhada para a Procuradora Geral da Fazenda Nacional para assinar o contrato, já que o Governo Federal é o avalista da operação financeira internacional.