Alcolumbre exalta o esforço de Mato Grosso e assegura que o empréstimo de 250 milhões de dólares será aprovado está semana no senado.mp3 |
Jurandir Antonio - Voz: Vinícius Antônio
O presidente do Senado, Davi Alcolumbre, garantiu que o empréstimo de 250 milhões de dólares para o Estado de Mato Grosso junto ao Banco Mundial será aprovado ainda esta semana.
O compromisso foi firmado, durante uma reunião que aconteceu nesta terça-feira, na capital federal, entre o governador Mauro Mendes, o senador Jayme Campos e o chefe do Escritório de Representação em Brasília, Carlos Fávaro.
Davi Alcolumbre destacou que a agilidade com que o Senado vai trabalhar é uma resposta ao esforço fiscal que o Governo de Mato Grosso fez para conquistar o empréstimo.
Sonora Davi Alcolumbre
Alcolumbre disse ainda que o empréstimo será aprovado para que Mato Grosso dê mais um salto para o seu equilíbrio fiscal.
“Vocês fizeram o dever de casa. A gente está fazendo justiça, com a população de Mato Grosso e com a gestão do Mauro”, reforçou o presidente da casa.
O pedido de empréstimo já foi lido no Plenário do Senado. Depois seguiu para a Comissão de Assuntos Econômicos, onde será designado um relator para o pedido. Esse relator emite parecer.
O parecer é apreciado na Comissão de Assuntos Econômicos e depois remitido ao plenário do Senado. O Plenário vota o pedido de empréstimo, e, se aprovado, vai para a Procuradoria Geral da Fazenda Nacional, que assina o contrato com o Banco Mundial.
O empréstimo será utilizado integralmente para pagar a dívida dolarizada contraída na gestão do ex-governador Silval Barbosa, junto ao Bank of América.
O Governo do Estado corre contra o tempo para conseguir quitar a dívida com o Bank of América, que vence no fim deste mês.