AGROSOLIDÁRIO. Ação social da Aprosoja/MT beneficiou mais de 80 instituições em Mato Grosso

Áudio
Download do arquivo abaixo: (ou botão direito em salvar link como)

Foto da manchete: Reprodução Web

Por Jurandir Antonio – Voz: Enéas Jacobina

Texto do áudio:

 

No último ano, a Aprosoja, Associação dos Produtores de Soja e Milho de Mato Grosso, beneficiou 81 instituições no estado e uma no Distrito Federal com o Agrosolidário, que completou 15 anos.

Uma delas foi a Associação dos Pacientes Oncológicos de Rondonópolis, que tem como principal missão a conscientização e o combate ao câncer.

A instituição oferece diversos serviços para pacientes atendidos na cidade-sede, assim como na região sul de Mato Grosso.

Alguns desses serviços incluem reabilitação funcional, emocional e nutricional, realizados por profissionais habilitados e especializados em oncologia.

A gestora da entidade, Maria Marleide explicou que as ações também envolvem fisioterapia e acompanhamento nutricional, que se refere à orientação sobre alimentação, sendo a bebida de soja um verdadeiro suplemento para os cuidados necessários.

A Associação dos Pacientes Oncológicos de Rondonópolis recebe doações da Aprosoja, e todo o trabalho que realiza é gratuito para os pacientes.

Durante o ano, realiza campanhas de prevenção, exames preventivos e clínicos, palestras, distribuição de materiais educativos, mamografias e caminhadas de conscientização sobre o câncer de mama.

A fundação da instituição, que é uma organização civil de interesse público, aconteceu em junho de 2009, e a inauguração foi marcada pela abertura da Casa de Apoio Antônia Maria Leonel, que fica no Parque Universitário, em Rondonópolis.

A ideia naquele primeiro momento era ajudar pacientes com câncer e seus familiares, oferecendo um local onde pudessem fazer refeições, descansar e pernoitar.