| Agricultura familiar terá investimentos com verba destinada pela bancada federal de Mato Grosso.mp3 |
Vinícius Antônio
Durante o lançamento do Programa Mato Grosso Produtivo na sexta-feira, o governador Mauro Mendes e o secretário de Estado de Agricultura Familiar, Silvano Amaral anunciaram a destinação de 41 milhões de reais em emendas da bancada federal para aplicação exclusiva na agricultura familiar. Os valores serão executados em 2020, e somados aos recursos do Estado, irão atender ainda mais trabalhadores do campo.
Na oportunidade o governador também anunciou a realização do pregão eletrônico no valor de 8,3 milhões para a aquisição de 42 patrulhas mecanizadas. Os kits são compostos por trator agrícola de 110 cavalos, carreta basculante e grade aradora.
O investimento conta com recursos do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento no valor de quatro milhões e oitocentos e noventa e cinco mil e trezentos e oitenta e três reais e dez centavos, articulados pelo ex-deputado federal Fábio Garcia, e contrapartida do Governo de Mato Grosso na ordem de três milhões e quatrocentos e cinco mil e oitocentos e trinta reais e trinta e oito centavos.
A ação faz parte do Programa MT Produtivo - Patrulhas Agrícolas, um braço de execução do Programa Mato Grosso Produtivo, elaborado pela Seaf para a implementação de uma série de ações e projetos para o incentivo das principais cadeias em atividade no Estado.
Entre as principais práticas desenvolvidas é destaque a produção de café, cacau, leite, mel, banana, limão, maracujá e a piscicultura. A execução de programas como o Acesso à Água e a Irrigação terão prioridade a partir do próximo ano, assim como o Programa MT Produtivo – Patrulhas Agrícolas, que busca aumentar a produção no campo com a mecanização dos trabalhos.