Agricultores de Mato Grosso usam biodigestor para descarte sustentável

Áudio
Download do arquivo abaixo: (ou botão direito em salvar link como)

Foto da manchete: Empaer-MT

Por Vinícius Antônio

Texto do áudio:

Com baixo custo, fácil implantação e simples para operar, os biodigestores têm ganhado espaço nas propriedades mato-grossenses.

Técnicos da Empaer, estão auxiliando produtores rurais a implantarem o equipamento em suas propriedades.

Recentemente, dois modelos iniciaram o funcionamento, um em Várzea Grande e outro na cidade de Poxoréu.

Outro atrativo do equipamento é a preservação dos recursos naturais, o impacto no meio ambiente e a gestão dos resíduos de forma sustentável. Na prática, é uma forma correta de tratar os resíduos orgânicos produzidos pela criação.

Na propriedade da produtora Eliete Rosa Luiz, localizada na comunidade Nossa Senhora Aparecida, em Várzea Grande, o biodigestor ‘tipo salsicha’, segue em produção do biofertilizante e na expectativa do biogás com a implantação do sistema na fase final.

O investimento foi de 10 mil reais, com a construção de uma área de alvenaria, lona e a tubulação.

Na propriedade, está sendo montada uma Unidade de Referência Tecnológica, com investimento do Governo do Estado, em parceria com a Empaer e Prefeitura de Várzea Grande com investimento de mais de 50 mil reais.

Outro exemplo é do técnico da Empaer e também produtor rural, Jonathan Vasconcelos Barros que implantou em sua propriedade em Poxoréu, um biodigestor de superfície ‘modelo bolsão’ que colocou em funcionamento há um mês.

Em uma propriedade de seis hectares, Jonathan produz gado leiteiro, suínos e aves. Ele destaca que além do gás o biodigestor está produzindo biofertilizante.

Segundo Jonathan o investimento foi de 17 mil e 500 reais com garantia de 15 anos.  A produção de gás é de sete a oito horas e 60 litros de biofertilizante diariamente.

O biodigestor é voltado especificamente para o processo de decomposição da matéria orgânica dos dejetos, com o auxílio de bactérias, o processo pode ocorrer com ou sem a presença de oxigênio.

É no biodigestor fezes que ocorre a fermentação do material para a formação do biofertilizante e a liberação dos gases metano e carbono, que constituem o biogás.

Comentar

Texto puro

  • Nenhuma tag HTML permitida.
  • Quebras de linhas e parágrafos são gerados automaticamente.
  • Endereços de páginas da Web e endereços de e-mail se transformam automaticamente em links.