Agora é oficia- Ministério da Saúde admite que cloroquina e ivermectina não curam covid-19.mp3 |
Foto da manchete: Agência Brasil
Por Jurandir Antonio – Voz: Vinícius Antônio
Texto do áudio
Em documento enviado à CPI da Covid esta semana, o Ministério da Saúde admitiu que medicamentos do chamado “kit covid”, amplamente defendidos pelo presidente Jair Bolsonaro, não são eficazes contra o novo coronavírus.
Duas notas técnicas foram entregues à comissão por um pedido feito pelo senador Humberto Costa, do PT de Pernambuco.
“Alguns medicamentos foram testados e não mostraram benefícios clínicos na população de pacientes hospitalizados, não devendo ser utilizados, sendo eles: hidroxicloroquina ou cloroquina, azitromicina, ritonavir”, diz documento.
“A ivermectina não tem evidência que justifique seu uso em pacientes hospitalizados, não devendo ser utilizados nessa população”, acrescenta o Ministério da Saúde.
O presidente Jair Bolsonaro e aliados já defenderam várias vezes o uso dos medicamentos do kit covid para o tratamento de pessoas diagnosticadas com a Covid-19. Os remédios não têm comprovação científica para a cura da doença.
Os medicamentos são os mesmos usados para tratamento precoce, que são defendidos por apoiadores do governo federal e indicados pelo aplicativo do Ministério da Saúde, TrateCov, em Manaus, no Amazonas, no mês de janeiro, no auge da crise de oxigênio no estado.
Senadores da CPI da Covid apuram se a existência de um gabinete paralelo do governo federal estimulou a compra de medicamentos do “kit covid” sem eficácia para o tratamento da doença.