Agentes da Politec se preparam para combater incêndios florestais.mp3 |
Da redação: Guilherme Alves
Durante o período de estiagem no Estado, a incidência de incêndios florestais tende a crescer. Sendo assim, os profissionais da Perícia Oficial e Identificação Técnica foram requisitados para operações integradas como a “abafa”, para fiscalizar e atuar em crimes cometidos por desmatamento, degradação florestal, queimadas não autorizadas e incêndios florestais.
De acordo com a Gerente de Perícias de Meio Ambiente, Rosangela Maria Guarienti Ventura, em casos de incêndios florestais com suspeita criminal, a orientação é verificar o local, determinar a origem do fogo, e apontar os prejuízos financeiros e ambientais nas áreas atingidas.
A gestão de Mato Grosso do Corpo de Bombeiros Militar promoveu um curso de Peritos de Incêndios florestais no inicio do mês, no qual foram apresentadas zonas percorridas para avaliação, metodologia e capacitação.
A gestão de Mato Grosso do Corpo de Bombeiros Militar segue como objetivo 3 pilares: prevenção, combate e responsabilização para que as reduções de ocorrências sejam efetivadas. Nos meses de julho, agosto e setembro de 2018, foram registradas 68.
Voz: Vinícius Antônio