Acrismat e Sindifrigo pedem ao Governo do Estado a prorrogação de incentivos para o setor

Áudio
Download do arquivo abaixo: (ou botão direito em salvar link como)

Foto da manchete: Embrapa Suínos e Aves

Por Jurandir Antonio – Voz: Enéas Jacobina

Texto do áudio:

 

A Acrismat, Associação dos Criadores de Suínos de Mato Grosso, e o Sindifrigo, Sindicato das Indústrias de Frigoríficos do Estado de Mato Grosso, vão recorrer ao Governo do Estado para solicitar a prorrogação de incentivos para o setor da suinocultura e das indústrias frigoríficas.

Os incentivos concedidos terminam no final deste mês, e de acordo com os setores envolvidos, são fundamentais para a manutenção e o desenvolvimento das atividades no estado.  

Para a suinocultura, a associação pedirá a prorrogação do valor do crédito presumido do ICMS, Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços, Proder, no Programa de Desenvolvimento Rural de Mato Grosso, que encerra no último dia de junho.

Atualmente o crédito presumido do ICMS é 75% para animais enviados para abate em outros estados.  

O presidente da Acrismat, Frederico Tannure Filho, explicou que a capacidade de abate de suínos aqui em Mato Grosso não atende o volume da produção, e por isso é preciso que parte dos animais sejam enviados para abate em outros estados.

Segundo Tannure, o setor conseguiu a redução de 12%, para 3% no crédito presumido para operações de animais enviados para fora de estado para abate e engorda.

Já para os frigoríficos o pedido é de prorrogação na redução da alíquota do ICMS para frigoríficos de suínos, com operações internas e interestaduais de produtos oriundos da suinocultura.