| Acordo viabiliza implementação da coleta seletiva de lixo em Alto Araguaia.mp3 |
Jurandir Antonio - Voz: Vinícius Antônio
A prefeitura de Alto Araguaia vai fornecer a estrutura física necessária e ajuda de custo para a Ascato, Associação de Catadores de Materiais Recicláveis de Alto Araguaia, no processo de implementação da coleta seletiva de resíduos sólidos no município.
O acordo foi homologado durante uma audiência de Conciliação realizada no Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania do Fórum da cidade, entre a prefeitura e o Ministério Público de Mato Grosso. A decisão colocou fim a um litígio de quase cinco anos.
Parte do projeto de coleta seletiva será custeada pela Justiça do Trabalho para aquisição de equipamentos para as Ascato.
A formalização da associação já teve início. Após a efetivação a prefeitura, conforme acordado na audiência, vai enviar à Câmara de Vereadores projeto de lei que prevê ajuda de custo para os associados da Ascato, com regras a serem estabelecidas pelo Legislativo municipal.
Para o juiz titular da 2ª Vara de Alto Araguaia, Adalto Quintino da Silva, que conduziu a audiência, esse resultado vai dar tratamento adequado ao lixo, evitando a ampliação do lixão, além de empregar pessoas, propiciando renda às famílias envolvidas.