Acordo bilateral em prol do gás no Estado pode ser firmado no próximo dia 17.mp3 |
Da redação - Guilherme Alves
No mês passado, a equipe da MT Gás esteve participando de reuniões com a estatal boliviana para firmar um acordo de fornecimento de gás ao estado ao longo de um ano. Nesta semana, foi decidido que no dia 17 serão definidos os detalhes do acordo para que não ocorram riscos de desabastecimento com o contrato.
Espera-se que ao longo da nova estada na Bolívia, seja firmada uma sociedade com a estatal boliviana YPFB, e feito um cronograma para a retomada dos contratos de fornecimento do GLP, o gás de cozinha, gás liquefeito e gás natural.
“Esse contrato que estamos articulando é um contrato firme, onde a indústria pode fazer o seu planejamento, a viabilidade econômica, e saber que nesse período que teremos o contrato não vai faltar gás”, afirma Rafael Reis, presidente da Companhia Mato-grossense de Gás.
Graças a nova Resolução do governo Federal, a entrada de gás natural do exterior passa a ser permitido, anteriormente apenas sendo exportado pela Petrobras. A expectativa é que até o final do ano, o custo diminua de 25 a 30% para os consumidores do país.
Voz: Vinícius Antônio