Ações de pensão alimentícia lideraram a procura pelos serviços da Defensoria Pública em 2024

Áudio
Download do arquivo abaixo: (ou botão direito em salvar link como)

Foto da manchete: Reprodução Web

Por Jurandir Antonio – Voz: Yaponira Cavalcanti

Texto do áudio:

Os atendimentos relacionados à pensão alimentícia lideraram a procura pelos serviços da Defensoria Pública de Mato Grosso em 2024.

Ao todo, foram 41 mil 677 casos relacionados às demandas jurídicas da área de Família e Sucessões. 

No geral, a Defensoria Pública do mato-grossense superou a marca de 547 mil atendimentos.

Segundo o subdefensor público-geral, Rogério Borges Freitas, a Defensoria Pública é a instituição mais importante do sistema de justiça, porque nós atendemos pessoas pobres, pessoas carentes.

Ele ressaltou que a atuação da defensoria é fundamental para aquelas pessoas que não conseguem pagar um advogado.

Uma das grandes inovações que marcaram o ano de 2024 foi a implementação de uma ferramenta inédita no site da Defensoria, que permite aos cidadãos e gestores acompanhar, em tempo real, o número de atendimentos realizados.

Chamada Defensoria em Números, a ferramenta permite que os usuários possam acompanhar atualizações instantâneas sobre o número de atendimentos realizados, audiências agendadas, processos recebidos, ações ajuizadas e peticionamentos efetuados.

Essa iniciativa visa não apenas promover a transparência das atividades da Defensoria, mas também permitir que a população tenha um acesso facilitado aos dados que refletem o trabalho realizado em prol da justiça e da defesa dos direitos dos cidadãos.

Segundo a defensora pública-geral, Luziane Castro, disse que a ferramenta é uma forma de prestar contas para a população.