Ação preventiva do Indea contra gripe aviária vistoria mais de 16 milhões de aves

Áudio
Download do arquivo abaixo: (ou botão direito em salvar link como)

Foto da manchete: Agência Brasil

Por Jurandir Antonio – Voz: Enéas Jacobina

Texto do áudio:

 

O Indea, Instituto de Defesa Agropecuária de Mato Grosso, vistoriou, desde janeiro deste ano, mais de 16 milhões de aves pelo Programa Estadual de Sanidade Avícola, que é responsável pelo monitoramento contra a gripe aviária no Estado.

O vírus da gripe aviária, que é altamente contagioso, não foi detectado em Mato Grosso e, mesmo sem casos registrados, as ações preventivas e de identificação precoce permanecem sendo realizadas.

Os fiscais da autarquia percorreram mais de 60 municípios, e neles realizaram a vistoria em mais de 16 milhões de aves comerciais, ou seja, em granjas, e quase nove mil aves de subsistência de seis diferentes espécies, galinhas, galinhas d’angola, patos, marrecos, gansos e perus.

A região de fronteira com Bolívia, país que em 2023 teve caso confirmado de gripe aviária, permanece sob monitoramento.

No total quatro mil 418 propriedades em áreas de risco receberam as visitas com orientações aos produtores rurais e vistorias das aves pelos médicos veterinários do Indea.

Além disso, amostras são colhidas para realização de exames laboratoriais no laboratório de referência do Ministério da Agricultura e Pecuária.

As aves silvestres migratórias também foram acompanhadas, no Pantanal, em parceria com a Sema, Secretaria de Estado de Meio Ambiente, Ministério da Pecuária e Abastecimento e a ONG, Organização Não Governamental Ambientalista Ecotrópica.

A fiscalização percorreu as cidades de Barão de Melgaço, Cáceres, Nossa Senhora do Livramento, Poconé e Santo Antônio de Leverger.