No comentário Preto no Branco desta quinta-feira (14.08), o jornalista Antero Paes de Barros revela mais uma tentativa do prefeito Abilio Brunini (PL) de tentar cercear e intimidar a imprensa.
Abílio entrou com um processo na Justiça contra o site PNB Online e contra o jornalista Antero Paes de Barros por conta de uma reportagem que informa a criação de 50 cargos no Poder Executivo, que vão provocar um impacto de R$ 5 milhões por ano nas contas públicas municipais.
Lei que vai contra o que Abilio prometeu na campanha eleitoral, que era reduzir o número de cargos comissionados. Além disso, a lei foi proposta e aprovada mesmo após o prefeito ter decretado calamidade financeira na capital.
“Isso mostra o que? Que o Abílio é um fariseu. Não é ele que fala de liberdade de imprensa, de liberdade de expressão? No próprio processo ele publica a mensagem número 73/2025 onde a Prefeitura de Cuiabá cria 36 cargos de assessor especial e 14 cargos de assessor técnico.
Tudo no documento da própria Prefeitura. Ou seja, não há nenhuma inverdade na matéria do site PNB Online“, explica Antero, ressaltando que na reportagem consta ainda a nota da Prefeitura explicando a razão da criação dos cargos.
“É um incoerente, um agressor da liberdade de imprensa. Agora, você vai intimidar outro. Nós não vamos nos calar contra os desmandos na Prefeitura de Cuiabá.
No Artigo 220 da Constituição está escrito que é proibida toda e qualquer censura de natureza política, ideológica ou artística. Como constituinte, ajudei a escrever isso na Constituição. Eu defendo a liberdade de imprensa. Você é um fariseu. Você ataca a liberdade de imprensa”, completou Antero.