Abertura da Semana Mato-Grossense da Agroecologia contou com grande participação de movimentos sociais

Áudio
Download do arquivo abaixo: (ou botão direito em salvar link como)

Foto da manchete: Assessoria

Por Jurandir Antonio – Voz: Enéas Jacobina

Texto do áudio:

 

Representantes de movimentos sociais, dos povos originários, de centros de pesquisas e de associações de produtores de todas as regiões do estado ocuparam o Plenário das Deliberações da Assembleia Legislativa de Mato Grosso, na manhã desta terça-feira, durante sessão solene realizada para celebrar a abertura da 2ª Semana Mato-Grossense da Agroecologia.

Ao longo da semana, uma série de eventos como oficinas, mesas de debate, exposição de produtos e apresentações culturais serão realizados em diferentes pontos de Cuiabá com objetivo de chamar a atenção da população para a produção e o consumo de produtos saudáveis.

O foco principal da Semana da Agroecologia é fomentar a produção diversificada de alimentos livres de agrotóxicos, a reforma agrária popular e a conservação dos recursos naturais.

Para o médico e pesquisador da UFMT, Universidade Federal de Mato Grosso, Wanderlei Pignati, não é possível dissociar a saúde das pessoas da saúde do meio ambiente e das outras espécies de animais.

De acordo com o professor, Mato Grosso está dividido entre a riqueza econômica proposta pelo agronegócio e a pobreza ambiental e sanitária, que se agrava com avanço da monocultura e uso de agrotóxicos.

O deputado Lúdio Cabral, do PT, autor do requerimento da sessão solene, destacou a importância da Semana Mato-Grossense da Agroecologia como uma ferramenta de discussão e de cobrança por investimentos que apoiem o desenvolvimento deste modelo produtivo.

Além da sessão solene, Lúdio também destinou emenda parlamentar para viabilizar os eventos que serão realizados ao longo da semana e foi autor da Lei que instituiu a Semana Mato-Grossense da Agroecologia.

 Originalmente a Semana seria celebrada entre os dias três e 10 de outubro, mas devido as eleições municipais deste ano, a data foi adiada.