7ª Expedição Araguaia-Xingu registra mais de 31 mil atendimentos

Áudio
Download do arquivo abaixo: (ou botão direito em salvar link como)

A sétima Expedição Araguaia-Xingu, do Tribunal de Justiça de Mato Grosso, terminou com 31 mil 679 atendimentos nas áreas de Justiça, Saúde, Educação, Cidadania e Meio Ambiente.

A primeira etapa, de 3 a 10 de outubro, foi no Distrito São José do Couto, em Campinápolis, e também em Bom Jesus do Araguaia.

A segunda etapa, realizada de 3 a 14 de novembro, passou pela Agrovila Jacaré Valente, em Confresa; pelo Distrito Espigão do Leste, em São Félix do Araguaia; e ainda pelo Distrito de Veranópolis, também em Confresa.

Coordenada pelo juiz José Antônio Bezerra Filho, a ação reuniu diversas instituições e voluntários para levar serviços essenciais a comunidades isoladas do Estado.

Na área da Justiça, foram 1.787 atendimentos somente na sétima edição da Expedição, incluindo serviços eleitorais, mediações, orientações previdenciárias e emissão de certidões.

A expedição também distribuiu mudas frutíferas, kits de educação para o trânsito, livros e roupas.

Em 2025, foram mais de dois mil quilômetros percorridos para atender comunidades em pontos itinerantes, levando direitos e serviços a locais que raramente chegam ações essenciais de justiça e cidadania.

Ao longo das seis edições anteriores, a Expedição já realizou mais de 210 mil atendimentos, transformando a vida de milhares de pessoas.

A Expedição Araguaia-Xingu é realizada em parceria com diversas instituições públicas e privadas e está alinhada à Agenda Global 2030 da Organização das Nações Unidas, que estimula iniciativas para garantir os direitos humanos e o desenvolvimento social.

Da Rádio TJMT, Elaine Coimbra.