66,5% dos brasileiros possuíam dívidas em 2020

Áudio
Download do arquivo abaixo: (ou botão direito em salvar link como)

Por Solimar Luz - Rio de Janeiro

O percentual de endividados no país fechou 2020 em 66,5%. O maior patamar de endividamento familiar em 11 anos. O resultado da Pesquisa de Endividamento e Inadimplência do Consumidor, foi apresentado nesta sexta-feira (29), pela Confederação Nacional de Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC).

No levantamento, a média anual das famílias pesquisadas, que se declararam endividadas, ficou em 66,5%. Em 2019, o percentual foi de aproximadamente 63,5%.

Na avaliação da economista da CNC, Izis Ferreira, a pandemia teve influência no endividamento e o crédito, para uma parcela das famílias, foi utilizado para recomposição de renda.

Ela ressalta que os indicadores de inadimplência também apresentaram alta ao longo de 2020, porém, a porcentagem passou a cair, influenciada pelo conjunto de medidas de combate à pandemia. A economista também destaca que o uso do crédito, de forma consciente, não representa fator de risco para a economia.

A pesquisa destaca ainda que assim como em anos anteriores, o cartão de crédito foi apontado como o principal tipo de dívida entre os brasileiros em 2020, seguido do carnê e do financiamento de carro. Outro destaque foi o financiamento de casa própria, que ultrapassou o crédito pessoal entre os principais tipos de dívidas das famílias.

Comentar

HTML restrito

  • Você pode alinhar imagens (data-align="center"), mas também vídeos, citações e assim por diante.
  • Você pode legendar imagens (data-caption="Texto"), mas também vídeos, citações e assim por diante.