| Visitas domiciliares dos recenseadores do Censo 2022 começam no dia primeiro de agosto.mp3 |
Foto da manchete: Agência Brasil - reprodução
Por Jurandir Antonio – Voz: Vinícius Antônio
Texto do áudio:
Com o orçamento do Censo Demográfico 2022 aprovado e sancionado pelo presidente Jair Bolsonaro na íntegra em quase dois bilhões e 300 milhões de reais, o IBGE, Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, confirmou que a coleta da pesquisa começa no dia primeiro de agosto.
Antes prevista para primeiro de junho, a data da coleta precisou ser ajustada em decorrência da troca, em novembro de 2021, da banca responsável pela organização do Processo Seletivo Simplificado para contratação de 183 mil recenseadores e mais de 23 mil agentes censitários.
As inscrições para o processo seletivo, organizado pela Fundação Getúlio Vargas, terminaram na última sexta-feira, 21 de janeiro, com mais de um milhão e 100 mil inscritos.
Para confirmar a participação, os candidatos devem pagar a taxa de inscrição até 16 de fevereiro.
Está previsto para o dia 16 de março, a divulgação da quantidade final de inscritos.
A aplicação da prova objetiva acontece no dia 10 de abril e a divulgação do resultado final será no dia 20 de maio.
Os recenseadores contratados vão visitar, entre agosto e outubro, os mais de 70 milhões de domicílios em todos os municípios do país.
Eles vão trabalhar uniformizados, com boné e colete azuis com a logomarca do IBGE. No colete, haverá também o crachá de identificação, contendo a foto e os números de matrícula e identidade do entrevistador.
Para registro das informações, os recenseadores vão utilizar o Dispositivo Móvel de Coleta, semelhante a um smartphone, na cor azul.
Além da entrevista presencial no domicílio, a população poderá participar do Censo via internet ou telefone.
Quem optar por responder pela internet contará com suporte da Central de Apoio à Coleta, em caso de dúvida ou dificuldade de acesso ao questionário.