Violência contra a mulher - Mato Grosso é o vice-campeão brasileiro em casos de estupros

Áudio
Download do arquivo abaixo: (ou botão direito em salvar link como)

O relatório do Mapa da Violência contra Mulher divulgado pela Comissão de Defesa dos Direitos da Mulher da Câmara dos Deputados, no mês passado, aponta que Mato Grosso é o estado brasileiro onde as mulheres correm mais risco de serem estupradas.

De acordo com a pesquisa, a imprensa mato-grossense registrou três mil e 448 casos de estupro durante o ano de 2018. O levantamento mostra que Mato Grosso ocupa o segundo lugar em número de crimes, ficando atrás apenas de São Paulo, com cinco mil e 285 casos.

 

Mato Grosso passa à frente, no entanto, quando o volume de ocorrências é comparado à quantidade de habitantes.

Segundo a pesquisa, foram identificados o total de 68 mil e 800 casos de violência contra a mulher em todo Brasil, que foram divididos em cinco categorias: importunação sexual, violência online, estupro, feminicídio e violência doméstica.  

Nos casos de feminicídio, Mato Grosso registrou 590 ocorrências no ano passado. O estado que lidera o ranking é São Paulo, que registrou mais de três mil casos. Dados do levantamento apontam que quase 16 mil mulheres foram assassinadas no Brasil em situação de violência doméstica. 

A maioria dos assassinos são companheiros, ex-companheiros, namorados e esposos, que representam 95,2% dos algozes. Já a maioria das vítimas possui entre 18 e 59 anos de idade.

A pesquisa foi feita com base em dados noticiados pela imprensa de cada estado.